Exames


Várias patologias podem afetar as vias lacrimais, como infecções ou obstruções. Estes exames determinaram o exato sítio de obstrução das vias lacrimais e, com isto, o oftalmologista saberá a conduta mais adequada para cada caso. Dica: é muito comum crianças recém-nascidas terem uma obstrução nas vias lacrimais e apresentarem um lacrimejamento frequente. Leve a criança ao oftalmologista. Na maioria das vezes, apenas uma massagem na hora do banho resolve este problema.

Este exame visa avaliar o grau de sua lente intraocular e as dimensões do globo ocular. Quando se realiza a cirurgia de catarata, o cristalino, a lente natural do olho, está opaca e será substituída por outra lente. Cada olho tem um grau e características específicas que serão detalhadas por esse exame. Para realizar este exame você poderá será dilatado. Confira essa necessidade com seu médico assistente.

Avalia se o paciente está enxergando em todos os campos de visão. Através de um programa de computador luzes são acesas em todo o campo de visão e o paciente informa sempre que visualiza as luzes. O importante é se manter calmo e olhando sempre para frente. O aparelho sozinho vai aumentando a intensidade da luz até ela se tornar visível. O sistema computadorizado vai reconferir perdas de acionamento, permitindo correções geradas por distração ou falta de compreensão. Esse exame é muito utilizado para avaliar quadros neurológicos e glaucoma.

Este exame é feito para medir as variações da pressão ocular durante o dia inteiro ou no decorrer de algumas horas (mini curva). Com isto, tem-se certeza da necessidade do uso de medicação para o controle da pressão. Prepare-se para passar várias horas ou até o dia em nossa clínica. Nossa equipe informará, com prazer, o período necessário para o seu caso.

Fotografa-se o nervo óptico do paciente para verificar possíveis patologias, tais como neurites ópticas ou fazer “follow-up” de glaucoma, onde é importantíssimo avaliar a perda de fibras nervosas. Venha acompanhado, pois você será dilatado. Observação: o paciente gastará aproximadamente 30 minutos para o preparo do exame.

Através de um aparelho, o médico incide uma luz no olho para avaliar algumas estruturas da retina. Este exame é superficial e é usado basicamente para visualizar o nervo óptico e a região macular.

O Mapeamento de Retina é mais completo que a Fundoscopia. Ele consegue avaliar por completo toda a estrutura retiniana. O médico colocará um capacete e incidirá uma luz no olho do paciente e irá lhe solicitar para movimentar os olhos. Fique calmo e mantenha os dois olhos abertos, com isto seu exame será mais eficaz e mais rápido. Não se assuste, pois o médico não tocará em seu olho e após completado o exame, a turvação da visão passará rapidamente. Venha acompanhado para este exame, pois você será dilatado.

Procedimento:

  • Chegar 20 minutos antes, para dilatação;
  • Trazer óculos escuros, pois facilita a dilatação;
  • Trazer acompanhante (não voltar dirigindo).

Observação: o paciente gastará aproximadamente 30 minutos para o preparo do exame.

Através da implantação de uma lente, o oftalmologista consegue avaliar como é o ângulo de drenagem. Sabemos que, muitas vezes, a pressão intraocular aumenta em decorrência de uma filtragem não eficaz do humor aquoso (líquido que preenche internamente o olho – parte anterior). Se o caso for de um ângulo estreito ou fechado é importante fazer o exame para controlar o glaucoma e diminuir o risco de crises.

Este exame visa demonstrar o máximo potencial visual daquele olho. Pode ser utilizado para antever o resultado cirúrgico de transplantes de córnea e cirurgias de catarata.

Observação: o paciente gastará aproximadamente 30 minutos para o preparo do exame, necessário a dilatação da pupila.

É um exame que analisa a existência de alguma alteração da motilidade ocular (movimento dos olhos) e, quando for o caso, realizar o tratamento adequado. A ortóptica é o setor da oftalmologia que trata as alterações da motilidade ocular. O principal objetivo do tratamento é a reabilitação das perturbações da visão binocular (uso simultâneo dos olhos), provocadas pelo desequilíbrio de alinhamento dos olhos como, por exemplo, estrabismo (olho desviado), insuficiência de convergência (dificuldade de convergência para fixar um objeto próximo) e ambliopia (baixa acuidade visual de um ou ambos os olhos).

Este exame baseia-se na fotografia do tecido retiniano do paciente. Com ele, procede-se o acompanhamento de toda a história e evolução de uma doença retiniana. Tem também caráter informativo, pois é fácil para o paciente visualizar a sua própria patologia. Venha acompanhado para este exame, pois você será dilatado.

Observação: o paciente gastará aproximadamente 30 minutos para o preparo do exame.

Conheça outros Exames:


Medida da pressão sanguínea dos vasos retinianos. A retina está localizada na parte interna posterior do olho e é responsável pela criação das imagens. Este exame não necessita de preparação nem de jejum e serve para despiste de doenças como o glaucoma.

Exame realizado com laser Nd: YAG laser, indicado principalmente para tratamento de opacidade capsular no pós-cirúrgico de catarata. O processo de aplicação do laser elimina essa opacidade, restabelecendo a visão. É utilizada uma lente especial em contato com a córnea. É feito de maneira ambulatorial, exceto em crianças, em que é necessária a anestesia geral.

Observação: o paciente gastará aproximadamente 30 minutos para o preparo do exame, necessária a dilatação da pupila.

Neste exame, um microscópio é utilizado para avaliar cada célula do olho, possibilitando a verificação de pequenos detalhes, como córnea, conjuntiva, esclera, cristalino, nervo óptico, íris, retina, entre outros. Necessidade de dilatar a pupila.

Exame utilizado para medir o posicionamento do globo ocular na Orbita. Auxilia no diagnóstico e acompanhamento de doenças orbitárias, tais como: tumores e hipertireoidismo. Não há necessidade de cuidados prévios.

Permite o mapeamento e observação da superfície da córnea, o que auxilia no diagnóstico de doenças. É também utilizado com frequência para adaptação de lente de contato, assim como no planejamento de cirurgias de catarata, transplante de córnea ou cirurgias refrativas. São projetados anéis luminosos na córnea e a captura dessa imagem é obtida através de uma câmera. As informações obtidas são analisadas por computador e os resultados expostos em cores.

O exame de Refração mede o grau que o olho possui. Ela é feita com aparelho computadorizado (autorefrator) e ajustada quanto aos detalhes do grau com um aparelho que contém lentes, possibilitando que a prescrição dos óculos ou lentes de contato seja com precisão.

A refração é um exame que propicia além da prescrição de óculos, a adaptação de lentes de contato, a programação da correção cirúrgica de graus com o EXCIMER LASER e em alguns tipos de cirurgia com implante de lentes intraoculares.

Indicado para tratamento de pacientes com doenças que atingem os vasos sanguíneos dos olhos, situação comum entre diabéticos, por exemplo. Também indicado em caso de degenerações periféricas ou roturas na retina predisponentes ao deslocamento de retina.

Observação: o paciente gastará aproximadamente 30 minutos para o preparo do exame, necessária a dilatação da pupila.

Nesta modalidade de teste, o médico oftalmologista utiliza meios de provocação para verificar a resposta de pressão dos olhos. Muito utilizado para o diagnóstico e o acompanhamento do Glaucoma.

Avalia-se toda a estrutura ocular, grau e tipo de ametropia. Avaliaremos a topografia e mecânica da córnea e as características da lágrima. Com estes dados, consegue-se determinar qual a lente melhor para o seu tipo de caso. O médico colocará em seu olho vários tipos de lente até achar a que lhe dê melhor conforto e praticidade, assim como a melhor correção visual. O segredo do sucesso e segurança do uso de lentes está na customização destas para cada caso.

Exame não invasivo, de alta tecnologia, que permite diagnosticar com alta precisão doenças de retina, vítreo e nervo óptico. Com ele é possível obter medidas bem precisas da espessura da retina, além de diagnosticar doenças que não são visíveis no exame de mapeamento de retina, como doenças degenerativas da mácula em fase muito inicial. Auxilia também na avaliação da escavação do nervo óptico em casos de glaucoma. É uma excelente alternativa para pacientes que não podem se submeter a exames realizados com uso de contraste endovenoso.

Observação: o paciente gastará aproximadamente 30 minutos para o preparo do exame. A dilatação da pupila pode ser necessária para pupilas pequenas, apesar de poder ser realizado sem dilatação na maioria dos casos.

O Exame de Microscopia Especular é realizado na nossa unidade Itaim com a mais moderna tecnologia non contact. Esse equipamento permite a contagem de células endoteliais e análise morfológica da córnea com o conforto de não toque. Isso permite um exame rápido, confortável e sem a necessidade de anestesia ou dilatação. Não são necessários preparos.

Exame que auxilia na identificação e diagnóstico de lesões ou anomalias na retina. É indicado para pacientes com retinopatia diabética, alterações na retina por hipertensão arterial, alterações da mácula, tumores oculares e trombose. Realizado com ajuda de contraste especial endovenoso (fluoresceína sódica), que permite a observação detalhada dos vasos sanguíneos e a realização de fotografias do fundo do olho.

Procedimento:

  • Dilatação (vir acompanhado);
  • Jejum de 2 horas;
  • Se paciente faz uso de insulina, alimentar-se antes do jejum.

Observação: o paciente gastará aproximadamente 30 minutos para o preparo do exame.

Procedimento utilizado em pacientes com glaucoma para evitar crises agudas da doença. É necessário uso de colírio anestésico para que o laser realize uma pequena abertura na periferia da íris.

A lensometria medirá o poder refrativo, tanto esférico quanto cilíndrico das lentes. Este exame determina qual o grau de correção o paciente está sendo submetido. Verificação do grau de lentes dos óculos e de lentes de contato rígidas.

É um teste utilizado na oftalmologia para determinar se um olho produz quantidade suficiente de lágrima para mantê-lo lubrificado. O teste é usado quando o paciente apresenta olhos muitos secos ou lubrificação muito intensa dos olhos. O teste não apresenta nenhum risco para o paciente. Um resultado negativo (mais que 10 mm de umidade no papel filtro em 5 minutos) é normal.

grau de correção o paciente está sendo submetido. Verificação do grau de lentes dos óculos e de lentes de contato rígidas.

É um teste de sensibilidade ao contraste, com o intuito de avaliar a visão noturna. Exame não invasivo, sem contraindicações ou riscos; não são instilados colírios.

Este teste visa identificar quais as cores que o paciente enxerga ou não. Isto auxilia o oftalmologista a especificar o nível de lesão celular e a presença de doenças com perda de sensibilidade de cores, como o Daltonismo, a distrofia de cones e bastonetes, etc.

Este exame mede a pressão intraocular. Bastante rápido e indolor. Após os 40 anos de idade, faça a medida de pressão intraocular anualmente. Pode ser feito manualmente ou através de um aparelho computadorizado. Você só sentirá um rápido assoprão. Acima de 35 anos, a maioria das publicações sugere controles anuais para a prevenção de glaucoma.

Esse exame mede a espessura corneana central e periférica. Essa medida é realizada sob anestesia com gotas e não gera embaçamentos, podendo o paciente realizá-la sem acompanhante. A medida destas espessuras é usada para avaliação pré-operatória de cirurgias de miopia e hipermetropias, para diagnosticar e acompanhar doenças de córnea e glaucoma. Nosso equipamento, de última geração, já está equipado para correção de medidas de pressão ocular baseados em espessura. Este é o mais moderno conceito de avaliação para glaucomatosos.

A avaliação topográfica do Orbscan é realizada em nossa unidade cirúrgica. Essa topografia faz leituras da face anterior e posterior da córnea. Ela também faz medidas da espessura corneana ponto a ponto, medindo zonas “off center” de afinamento. Importante nas cirurgias refrativas, patologias de córnea e cirurgias corneanas com o Anel de Ferrara.

Está pronto para sua primeira consulta?

Você será atendido por um médico qualificado. Agende sua consulta agora mesmo!